top of page
O que é Fisioterapia?
Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.
Que tipo de exercício funciona melhor para você?
Pessoas de todas idades podem ser favorecidos com o Pilates. O Fisioterapeuta faz todas as adaptações necessárias para que o seu aluno possa realizar o método com segurança.
Conheça alguns dos benefícios alcançados com a prática do Pilates:
-
Melhora a capacidade respiratória
-
Melhora a estabilidade da coluna vertebral
-
Melhora a estabilidade lombopélvica
-
Alivia o stress físico e metal
-
Exercita a mente através da concentração, coordenação e memória
-
Ganho do controle corporal e equilíbrio através da prática perfeita dos exercícios
-
Melhora a flexibilidade das cadeias musculares
-
Previne e reabilita lesões traumato-ortopédicas
-
Aumenta a simetria corporal, através da correção postural
-
Ganho de força, tônus e controle neuro-muscular
-
Aumenta a estabilidade mio-articular
O que é Pilates?
O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.
bottom of page